O maior ovo de páscoa do mundo está localizado na cidade considerada a mais alemã do Brasil, Pomerode - SC.

Publicado em 31/03/2020 por

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, com 33 mil habitantes, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, capricha na hospitalidade, e abre as portas com carinho para quem chega de fora, apresentando seus costumes e tradições aos visitantes.

Um dos destaques da sua tradição é dada na época de páscoa, conhecida como Osterfest, com o gigantesco ovo de Páscoa, que neste ano foi decorado pelo artista pernambucano Romero Britto. Com 15 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro, a escultura é considerada a maior do mundo.

Na versão dada pelo artista, a obra é dividida em diversos segmentos, cada um ilustrado com desenhos diferentes. Flores, corações, círculos e traços formam um conjunto divertido e instigante. Conforme se caminha ao redor da escultura, um novo pedaço da obra de arte se revela.

Mas não é apenas o ovo gigante que se torna atração. Antes disso, a pequena cidade catarinense, Pomerode, já constava no livro dos recordes por causa de uma segunda atração da Osterfest, a Osterbaum. Também faz parte da tradição alemã pendurar os tais ovos naturais pintados em árvores: os galhos secos representariam a morte de Cristo e os ovos coloridos, sua ressurreição.

Elevando esse costume ao máximo, desde 2017 Pomerode monta a maior árvore de Páscoa do mundo – esse ano com mais de cem mil casquinhas. A operação envolve toda a comunidade de Pomerode: desde 2019 restaurantes, padarias, funcionários de empresas e moradores estão juntando e armazenando cuidadosamente as cascas de ovo.

Esse ano, elas foram pintadas com as mesmas cores utilizadas por Romero Britto na decoração do ovo gigante, o que dá ainda mais ecamento pela tradicional cultura alemã.